networking

Networking: Dicas para aproveitar o espaço de coworking e fazer negócios

 O networking se tornou indispensável para qualquer tipo de negócio: independente do setor em que você atua, seja o trabalho em uma grande empresa, ou como freelancer, ter uma rede de contatos é essencial para prosperar e ser bem-sucedido.

E neste sentido, uma das melhores vantagens ao escolher o espaço de coworking para trabalhar é a possibilidade de trocar cartões de visitas. Mas você sabe exatamente o que networking significa? Vamos primeiro explicar para, depois, te dar dicas de como aproveitar o espaço dos escritórios compartilhados e fazer negócios!

O que é network e networking?

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O que é networking, então? Trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito mais poderosa do que você pensa.

Agora que já esclarecemos o termo, vamos as dicas:

Como fazer networking em um espaço de coworking

1. Seja simpático e disponível

Esta dica pode parecer simples, mas vale a pena ressaltar. Se você se fechar na sua mesa com o seu computador, dificilmente conseguirá criar uma abertura para conversar com alguém. Portanto, lembre-se: quando trabalhos em um ambiente de coworking, nosso vizinho do lado pode ser um potencial parceiro, fornecedor ou cliente.

networking

2. Participe de eventos e aumente o seu networking

Seja um happy hour promovido pelo próprio coworking, ou um workshop realizado por um membro residente, essa é uma excelente oportunidade para fazer e/ou aumentar a sua rede de contatos. Então, use esses momentos para falar sobre seu projeto e ouvir o que os outros coworkers têm a dizer!

3. Busque por interesses semelhantes

Quer fechar negócios e parcerias para a sua empresa? Procure dentro do espaço do Coworking pessoas que têm habilidades complementares ao seu negócio e troque uma ideia! Exponha a sua necessidade e interesses. Objetivos parecidos podem resultar em parcerias duradouras.

4. Se mostre disponível

Além de terem excelentes oportunidades para fazer networking, quem usufrui do plano de escritórios compartilhados tem a oportunidade de dividir conhecimentos. Por isso, aproveite a diversidade de profissionais presentes no coworking para pedir e oferecer orientações e conselhos.

Essa colaboração pode ser uma troca super rica para todos os envolvidos. Inclusive, futuramente, pode gerar novas oportunidade de negócio.

5. Frequente as áreas comuns do coworking

Geralmente, os serviços de coworking têm espaços de café ou outros locais onde é estimulada a sociabilidade. Sempre que possível, dê uma pausa no trabalho e frequente esses espaços. 

networking

Você pode aproveitar a hora do cafezinho para dar uma relaxada e, por que não, socializar com um potencial cliente ou fornecedor que tenha algo em comum com você.

6. Tenha cartões de visitas sempre às mãos para o networking

Lembre-se de sempre ter cartões de visita para distribuir, já que essa é uma ferramenta de marketing poderosa e facilita quando alguém quiser te encontrar. Porém, não saia distribuindo cartões sem critério! Estabeleça um contato antes, se apresente e só então entregue-o para a pessoa.

Aproveite estas dicas que preparamos para você se conectar com pessoas e expandir o seu networking! Aproveite para conhecer os nossos planos e aproveite o nosso espaço para fechar negócios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *