Qual a importância da empatia no ambiente do trabalho?

A empatia é a capacidade de compreender os estados emocionais dos outros, colocando-se no lugar destes. É pensar: “e se você comigo, como reagiria?” No ambiente de trabalho, esse conceito é muito importante e contribui positivamente para a relação entre as pessoas. Fazendo com que o ambiente tenha harmonia e todos trabalhem bem. 

 

Se cada profissional cultivar a empatia dentro das corporações, os conflitos tendem a diminuir e o trabalho flui melhor, de forma produtiva e colaborativa. Mas como cultivar a empatia no ambiente de trabalho? Veja algumas dicas!

 

Saiba ouvir 

 

Em um mundo com tantos estímulos visuais, como o celular, redes sociais, saber ouvir com atenção plena tornou-se uma característica difícil de se encontrar. Portanto, (re)aprenda a ouvir, mostre-se atento ao que a outra pessoa está falando. Mas apenas isto não basta, demonstrar a empatia através dos seus atos enquanto o outro fala, como por exemplo, um sorriso ou uma atitude de afirmação ou encorajadora é muito importante. 

 

Estabeleça conexões e coloque-se no lugar do outro 

 

Uma pessoa empática está sempre em busca de estabelecer uma conexão mais profunda com as outras pessoas. Por mais difícil que isto possa parecer, vai ficando mais fácil conforme a prática diária de se colocar no lugar do outro acontece. Até, no daquelas pessoas mais difíceis de lidar. Nessas situações, você poderá entender melhor os conflitos e resolvê-los de forma prática e empática. 

 

 

Pense antes de falar 

 

Além de saber ouvir é preciso pensar muito antes de falar. Uma palavra coloca de forma errada, pode criar muitos conflitos internos dentro das corporações. Por isso, saiba a hora de falar e como falar. Pense na forma como você gostaria que as pessoas falassem com você, antes de se referir ao outro. 

 

Com essas dicas, procure cultivar a empatia dentro da corporação em que você atua, mostre para a sua equipe o quão importante é tornar-se uma pessoa empática. 

 

Continue navegando em nosso Blog para mais dicas como esta!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: