imagem que representa um jovem trabalhando do sofá, que da ideia que o esquema de trabalho flexível

4 dicas para você ser produtivo no trabalho flexível

Há algum tempo, o trabalho flexível era considerado uma opção apenas para os profissionais autônomos, já que as empresas ainda não consideravam mudar sua estrutura. No entanto, a revolução tecnológica e a atual situação de pandemia, exigiu que diversos negócios repensem, ao menos temporariamente, novos formatos de trabalho.

Estas mudanças trouxeram quebras de conceitos para aqueles que consideravam que o home office é improdutivo. Por outro lado, essas transformações também trouxeram novos desafios, principalmente para quem nunca trabalhou em esquema de trabalho flexível.

Uma recente pesquisa realizada pela Robert Half, por exemplo, mostrou que 53% dos profissionais que estão em esquema de trabalho flexível, desde março deste ano, consideram como uma vantagem a redução de deslocamento como principais vantagens do trabalho remoto. No entanto, ao mesmo tempo, muitos ainda sentem falta da rotina no escritório, ou não se adaptaram 100% ao modelo de trabalho flexível.

trabalho flexível

Pensando nisso, antes de dar algumas dicas que podem ajudar você e o seu time a melhorar a sua produtividade dentro deste modelo de trabalho, esclarecemos o que é este conceito para que tudo fique mais claro e você entenda a sua atual situação de trabalho!

O que é trabalho flexível?

A jornada de trabalho flexível pode ser vista como um modelo de gestão que busca oferecer mais autonomia e flexibilidade aos colaboradores.

Com ela, em alguns casos, o profissional tem maior liberdade não só para escolher o seu local de trabalho, mas também para definir o horário de início e de término das suas tarefas diárias.

Esse modelo de trabalho vem crescendo ano a ano e tem se tornado uma tendência para reter os talentos para as empresas. Segundo a Pesquisa de Benefícios Aon 2018-2019, atualmente 38% das empresas brasileiras oferecem esse modelo de trabalho aos seus colaboradores. E são inúmeros fatores que fazem com que as organizações adotem o trabalho flexível: desde a redução de custos com a empresa, até melhorar a qualidade do trabalho entregue.

Dito isso, vamos as dicas para melhorar a produtividade neste esquema de trabalho:

Escolha um espaço de trabalho

A ideia é separar a rotina de casa da profissional e minimizar o nível de distração. Então, para isso, escolha um cômodo da sua casa para trabalhar tranquilamente. Nele, deixe separado tudo que precisa para a rotina de trabalho: computador, carregador de computador, agenda, blocos de notas, canetas etc. Esta é uma boa forma de cumprir com os seus afazeres!

Dica extra: você está precisando dar aquele gás em um projeto, mas não está conseguindo se concentrar no home office? Os dias que você tem que trabalhar no escritório não estão sendo suficientes para entregar uma tarefa? Temos um plano avulso para te apresentar: solicite o orçamento de uma diária na Estação de Trabalho (caso seja somente para você), ou Sala Privativa (caso seja para o seu time) e cumpra com o prazo de entrega. Clique aqui para saber mais!

Crie uma rotina e defina prioridades

Definir prioridades do dia ou semana de forma clara e objetiva ajudará a cumprir metas sem prorrogar tarefas importantes. Criar uma rotina bem definida é um bom ponto de partida para não correr risco de procrastinar.

Nesse ponto é legal você alinhar expectativas com seu gestor, colegas de trabalho e consigo mesmo. Não se incomode de avisar que está no horário de descanso ou não está disponível naquele momento. Uma comunicação clara vai te ajudar a manter o equilíbrio nesse desafio que é o trabalho flexível.

Otimize reuniões em calls curtas ou e-mails

O contexto atual mostrou para muitas pessoas que algumas reuniões poderiam ser resolvidas com um simples e-mail, certo?

Em contrapartida, trabalhar de casa permite que sejam agendadas reuniões consecutivas, sem que se leve em conta os tempos de deslocamento e interferências externas. E é esse ponto aqui que interfere a produtividade. Você deve se atentar em agendar reuniões de forma espaçada e otimizada!

trabalho flexível

Dica extra: Temos uma solução para você que precisa de uma sala de reunião pontualmente para fechar aquela parceria de negócio – evitando estender conversas por chamadas de vídeo! Clique aqui para saber mais detalhes.

Faça um equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Trabalho flexível significa, para muitos, a chance de ter um equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal: ter mais tempo, usufruir de uma vida menos estressante, poder realizar refeições saudáveis e em casa, conciliando alguns dias no escritório, e conseguir incluir uma atividade física na rotina.

Saiba se “desconectar” e definir os momentos dedicados ao trabalho e à vida pessoal. Profissionais que tem a flexibilidade de trabalhar de casa, ao que tudo indica, são profissionais mais felizes.

Como tornar o trabalho flexível uma realidade?

Por fim, vale a pena destacar: Se você e seu time precisam de mais liberdade e flexibilidade no trabalho, você pode conhecer um pouco mais sobre o nosso coworking clicando aqui. Você pode contar com o nosso plano de Sala Privativa para reduzir os custos da sua empresa, ou conhecer os planos avulsos: ideal para você que está fazendo trabalho flexível, mas precisa se encontrar pontualmente com a equipe. Clique aqui e solicite um orçamento!

1 comentário em “4 dicas para você ser produtivo no trabalho flexível”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *